sábado, 3 de outubro de 2009

17 - 20.09.2009 - 2º Raid do Juncal (Juncal)

Boas! Desta vez venho relatar a minha participação no 2º Raid do Juncal. Saí de casa muito atrasado, de tal forma que cheguei 10m antes da partida! Foi uma correria, mas felizmente o secretariado foi muito rápido - até demais já que ninguém me pediu identificação no levantamento do dorsal... Lá alinhei na partida junto de alguns amigos, e até deu para conversar durante 5m. Curiosamente estava bastante relaxado, apesar das correrias, talvez porque conhecia os singles da Ataíja e Chiqueda e sabia que a diversão estava garantida. Por outro lado, não me estava a pressionar em relação a resultados, o espírito estava mais virado para o modo "passeio", muito por causa de uma constipação que me afectou durante a semana e da qual ainda andava a descarregar,... fortemente. Por fim, arrancámos, e depois da volta pelo Juncal - onde houve logo um acidente bastante aparatoso com dois ciclistas da mesma equipa - lá entrámos nos trilhos. E o que dizer dos 30km iniciais? É fácil: FABULOSO!!! Não é nada que não me fosse já conhecido, mas nunca tinha percorrido todos aqueles singles em ritmo de prova, e foi do outro mundo.
No entanto, um reparo à organização, as marcações deviam estar bem melhores, já que houve muitos enganos nesta zona, os trilhos são muitos, e se a marcação não é a mais correcta, dá confusão de certeza - eu tive 2 enganos, e toda a gente com quem falei no final se queixava do mesmo. Uma outra nota, e desta vez não é para a organização: é uma pena que muitos ciclistas ainda não usem uma cadência alta em zonas técnicas, porque assim acabam por não conseguir passar alguma(s) dificuldades existentes naqueles trilhos, e acabam por obrigar toda a gente que vem atrás a desmontar... Uma seca, tira parte da piada de se fazerem estes trilhos, e por norma não se deixam ultrapassar... É pena, mas enfim... nada a fazer. Adiante!
De notar que estes 30km iniciais foram sempre feitos a dar o que tinha, num ritmo muito muito vivo. Estava admirado comigo mesmo, por estar a aguentar tantos kms sem controlar um pouco o andamento - há bem pouco tempo o mesmo não era possível, é sinal que os treinos estão a ser bem produtivos. Depois de passarmos o 2º abastecimento, no Intermarché da Cumeira (de referir que não parei nos 2 primeiros) entrava-se num tipo de trilho muito diferente, mais estradão, com muito sobe e desce, ora entre eucaliptos, ora à "torreira" do sol. Por volta do km 40 veio a esperada quebra, e tive, obrigatoriamente, de baixar o ritmo. Passagem por mais uns trilhos conhecidos: Amazónia, completamente estragada por terem aberto o caminho para a passagem de veículos de 4 rodas, Santa Rita, onde havia mais um controlo e um abastecimento. Nos 7km finais veio um novo vigor, talvez porque me estavam a tentar ultrapassar. Analisei o pedalar dos adversários, vi que estavam nos limites, enquanto eu tinha recuperado bem nos kms em que fui obrigado a controlar o meu andamento. Acelerei e fui embora. Acabei ao sprint com mais um concorrente e ganhei. Finalizei o 2º Raid do Juncal em 47º com 3h38m55s, o que deu média de 17,5km/h para os 64km e 1300m de acumulado feitos.
A zona de meta merecia ser bem melhor, já que mal saíamos do trilhos estavamos no arco de meta, sem espaço para sprints ou comemorações. A prova merecia e parece que para o ano será melhor, já que espaço também não faltava. Estreia dos balneários novos, e servimos de cobaia para o sistema de aquecimento da água: pelava, credo!
O almoço foi bom, comida com muita fartura, muita rapidez e simpatia no atendimento.
Sem dúvida a repetir, e espero que o Clube do Juncal emende as poucas coisas que correram mal para ser realmente um evento sem falhas. Fotos não tenho, mas vou ver se o meu parceiro de GeoRaid me arranja, já que esteve lá a fotografar.
Boas pedaladas

1 comentário:

  1. Com um "curriculum" desses, que tal vires lutar pelo leitão na Maratona do TrêsADOS Trilhos do Liz?!;) Visita www.trilhosdoliz.com e inscreve-te!

    ResponderEliminar