terça-feira, 28 de abril de 2009

06 - 22.03.2009 - Troféu Airbike: Maratona do Centro (Pousos)

E uma semana depois, eis que chega a hora de lutar contra o relógio! Como a prova era "em casa" pude dormir bem, acordar com tempo de fazer tudo com calma. Lá fomos para a prova, dorsal na bike, linha de partida. Tempo para as habituais conversas com o pessoal conhecido, enquanto esperávamos a hora certa. Por fim lá chegou o momento esperado: Partida! Lá se lançou a multidão pelo alcatrão, alongando-se o pelotão descida abaixo numa situação algo arriscada, mas (infelizmente) necessária. Fui passando alguns atletas, até que entrámos em terra. Antes de chegar à primeira zona de abastecimento a entrada na Pia do Urso (aconselho a visita, muito bem preservada, típica localidade da Serra) revelou-se algo complicada para alguns já que se fazia por uma subida bem inclinada com pedra solta. Nada de parar no primeiro abastecimento, já que levava a minha alimentação e hidratação comigo. Mais alguns trilhos bem giros, um belo single, passagem por um parque eólico, e mais uns trilhos bem giros. Marcações impecáveis, como é habitual neste organizador. Seguia com o meu amigo Zé Manel, quando encontramos o meu colega de equipa e amigo Sérgio furado. Parei para o ajudar, cedendo uma câmara de ar e ajudando a reparar o furo. Perdemos bastante tempo, cerca de 10 minutos entre montar, desmontar e dar à bomba. Fomos juntos durante algum tempo, até encontrar outro concorrente furado, que por não ter material consigo ia ter de seguir a pé. Mais uma vez parei para ajudar, desta vez para ligar à organização a explicar onde estávamos e onde o poderiam apanhar - mais 5 minutos perdidos... Lá tentei recuperar o andamento, embora os objectivos iniciais já não fossem ser atingidos: fazer o melhor possível, de preferência abaixo das 4h30m, já que me sentia bastante melhor do que na semana anterior durante os reconhecimentos. Mais uns caminhos interessantes, agora mais rolantes, com menos pedra. Segui durante bastante tempo com um amigo de longa data destas andanças, Nuno Machado que acompanhava um amigo durante a prova. Como parei apenas por breves momentos no último abastecimento, desta vez dado pela Helena e pela nossa amiga Su, fiquei sem a companhia dos mesmos. Mas, eis que após a subida que sucedia a zona de abastecimento encontro novamente o Sérgio, desta vez com uma avaria mais complicada e demorada: corrente metida entre a cassete e os raios, desviador traseiro torcido com roldanas completamente tortas! Esta paragem foi ainda mais longa, havia que descravar a corrente, e com muito jeito e calma tirá-la de entre a cassete e raios. Lá conseguimos, o Sérgio voltou para trás para pôr a bicicleta em cima do carro e ir para a meta, e eu arranquei, novamente. De facto não foi um bom dia para ambos: ele estragou material e desistiu, e eu perdi quase 30 minutos nas ajudas dadas. Restava a zona mais divertida da maratona, a grande descida por trás da Sra. do Monte e os trilhos técnicos da Curvachia. Mais uns kms finais e acabei com o tempo de 4h51m no 181º lugar da classificação geral... Péssimo, mas segui os meus princípios ao ajudar quem precisava. Esta noite durmo tranquilo, apenas com um travo amargo na boca... Para a próxima será melhor!
Até lá,
Boas pedaladas!

Sem comentários:

Enviar um comentário