domingo, 26 de julho de 2009

16 - 12.07.2009 - 3H Resistência (Carvide)

Boas! Passados 15 dias da Resistência Nocturna Airbike de Leiria, eis-nos chegados a mais uma prova de resistência, desta vez em BTT, e bem perto de casa, Outeiro da Fonte, Carvide. Inscrevi-me nesta prova com o único intuito de rodar em prova, com a plena consciência que desde a prova de Leiria não havia treinado, e que seguramente a forma estaria bem mais fraca. Com toda a calma fui para a prova, tratei do secretariado e preparei a bicicleta. Ainda tive tempo para fazer um pequeno aquecimento e pôr a conversa em dia com os amigos habituais destas andanças.
Partida! Começou com um "start loop" para ir definindo alguma ordem no pelotão, entrando depois nas voltas completas. Bem cedo me apercebi do real estado em que estava fisicamente, o que fez com que tomasse uma decisão com a qual fiquei bastante satisfeito, dosear o andamento. Assim, deixei ir o pessoal com quem costumo andar na disputa, para ir com mais calma, mantendo o coração numa determinada zona. Sabia que alguns não aguentariam o ritmo e dobrá-los-ia antes do fim da prova. Assim, lá fui seguindo ao meu ritmo, que ainda assim era o suficiente para ir passando outros participantes, sempre com uma cadência bem solta para poupar as pernas ao máximo. O percurso era bastante plano, com uma ou outra ligação em estrada, quase sempre em estradão largo, apenas interrompidas pelas zonas em pinhal e uma subida e descida curta em terra. As zonas em pinhal parecem ter dado bastante trabalho a muita gente - por norma os percursos nestas zonas caracterizam-se pelo piso arenoso a obrigar a um esforço extra, e pelas raízes perto ou mesmo à superfície, que estragam a média, as costas, e, por vezes, originam umas inesperadas quedas. Foi o caso em Carvide, segundo vim a saber no fim da prova, algumas quedas com algumas desistências à mistura por dores lombares. Pela minha parte também senti algum desgaste a nível da cervical e da lombar, mas nada que me levasse a pensar desistir. No final ainda pensei em acelerar um pouco o ritmo, e foi o que fiz, mas não por muito tempo já que as pernas não deixaram. Assim, e com muita pena minha, embora saiba bem o porquê e não me censure, vi-me a ser ultrapassado por atletas que normalmente acabam atrás de mim. Paciência!
Os objectivos que delineados para a prova foram cumpridos na íntegra: um bom treino em ritmo de prova e gestão consciente do esforço dispendido. Para o registo ficou o 69º lugar da geral e o 24º da classe.
Relativamente à prova, o que posso dizer é que estava bem organizada, com boas marcações, muitos colaboradores nos cruzamentos de estrada, banhos quentes (a escaldar mesmo!!!) e comida boa no fim. O único ponto menos positivo (mas não negativo) foi o percurso que se revelou pouco interessante. Espero que possam melhorar este ponto!
Até à próxima! Boas pedaladas

1 comentário:

  1. Amigo António
    é sempre com agrado que leio os comentários da nossa prova e é exactamente por essa razão que os procuro, para de alguma forma, ano após ano, tentar melhorar o que está menos bem. Como ja foi dito, iremos tentar melhorar o percurso, apesar de ser dificil agradar a todos. Sabiamos, de ante-mão, que nao seria tecnicamente dificil, para mais, quando a Junta de freguesia, poucos dias antes da prova, resolveu (acredito que com boas intenções) arranjar alguns dos caminhos. O tal troço da mata Nacional, era o unico com areia solta (que tb faz parte do BTT) e o "problema" das raizes, bem...nada a fazer, estavam lá e acho que deram alguma "graça" ao percurso. :D
    Claro que lamentamos as quedas, mas felizmente, não foram graves.
    De resto, um unico desejo..que possa voltar para o ano!
    Um abraço
    Trilhos do Liz

    ResponderEliminar